PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Fuja da Impureza

Corao_Partido
I Tessalonicenses 4:3 – 5
...porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

Fornicação pode ser comparada à prostituição (inclusive o adultério), incesto e sexo pré-nupcial. Mateus 19:9
Com a palavra de hoje quero apenas lembrar aos jovens que se relacionam com Deus, sobre qual é a vontade de Deus.

Tenho concluído através do contato direto com a juventude que, neste trabalho de treinar jovens para conquistar e confrontar o poder das trevas, é preciso mais do que entusiasmá-los, é preciso primeiro confrontá-los.

Nada é mais confrontador para o ser humano do que conhecer a vontade de Deus. Nada é mais confortável para o ser humano do que obedecer a vontade de Deus.

Amamos nossos pais! O conteúdo de provisão, de cuidado, de preocupação e de estímulo para vencer na vida que eles nos proporcionam, ainda nos emociona muito quando lembramos. Até àqueles que não tiveram ou não conheceram seus pais, não lhes faltou o mesmo cuidado, porque Deus ampara órfãos, viúvas e todo tipo de desamparado.

Porém, algumas áreas não nos permitem ter uma conversa franca com nossos pais. Ora achamos que eles não têm conteúdo atualizado para tratar sobre o assunto, ora achamos que eles não conseguirão ouvir nossos anseios sem isenção de ânimos, então decidimos aprender como eles, na maioria dos casos, da pior forma possível, sofrendo na carne as conseqüências de decisões erradas.

Nossos primeiros ensinadores são nossos pais e o primeiro lugar de aprendizado é o lar. Por mais rudes ou ignorantes que sejam nossos pais sobre este tema, a vida já lhes ensinou alguns valores que são básicos.
Hebreus 12: 9-11

O ensino que apresenta os melhores resultados é o que é feito sobre disciplina e compreensão.

Este é o princípio que deveria basear todas as famílias. Quando os lares falham na formação do nosso caráter, Deus nos traz para a Igreja, a fim de que em família e sob disciplina de pais espirituais, Deus possa corrigir todo erro e toda distorção; mas ao contrário do que deveria acontecer, os Pastores e líderes acabam passando pelas mesmas experiências decepcionantes dos pais.  (Malaquias 4:6) Muitas famílias têm sido gerada debaixo de maldição porque os filhos não honram mais seus pais e nem seus pastores.

Tem muito jovem tratando mal seus pais e muitos entram na igreja e começam a tratar mal os seus pastores. Lembre-se  da maldição de Canaã. Deus honra os pais e cuida com zelo dos seus pastores. Aborreça o coração destes e colha tratamento semelhante da parte de Deus.

I João 5:19

Lembre-se, o mundo aí fora também é uma escola e possui muitos explicadores competentes. A bíblia diz que o mundo está no maligno, portanto seu currículo vem incluído de muitos desprazeres, decepções, mágoas, promiscuidades e miséria moral. É uma escola que forma cidadãos, mas deformam indivíduos, forma modelos e ideais que se encaixam nas expectativas de vida neste mundo. O ensino aprendizagem é sempre da forma mais traumática possível. O método leva o aprendiz a gastar muito tempo, energia e dinheiro para descobrir o que é o melhor para sua vida.

Fornicação ocorre na carne (mente) e carne não se repreende e nem se amarra, carne se foge ou se mata.
Gênesis 1: 26-28  O homem foi criado a semelhança moral de DEUS. Deus deu ao homem e a mulher capacidade criativa, sujeitando tudo a sua influencia e domínio. Deus preparou tudo para satisfazer as necessidades humanas, e desde então o homem tem se preocupado em cuidar disso.

Gênesis 2: 7 – Ser alma vivente é se relacionar com tudo que diz respeito a vida humana dentro do propósito divino, e isto inclui o relacionamento afetivo e íntimo. Evitar relacionamento afetivo sinaliza algum tipo de problema emocional, antecipar a fase para começar a se relacionar abre espaço para feridas na alma, adiar gera ansiedade maligna e se relacionar fora dos princípios afronta a Deus.

Gênesis 2:15 – 23 – Dentre as inúmeras obras que o homem realiza, sua busca é sempre pela satisfação de necessidades e de realização. Mas existe uma necessidade que ele não consegue satisfazer sem o engajamento de outro ser semelhante.

Deus proveu a mulher frágil para tornar sensível o homem forte. Deus a fez criativa para compartilhar desejos. Deus tirou-a do lado para que o homem nunca esquecesse o lugar dela. Deus a fez dele para que ele se visse nela. Deus á capacitou com o único desejo capaz de satisfazer o homem, Deus a fez sócia do homem nesta relação.
Lembre-se: esperar em Deus é deixá-lo trabalhar para o melhor!
Deus é ilimitado, mas estabeleceu limites para o homem.

Limites são estabelecidos para denunciar o caráter.

Durante o período que o homem precisa para conquistar a benção que Deus lhe apresentou, a serpente sempre visitará o relacionamento e apresentará possibilidades de ultrapassar ou desconsiderar os limites estabelecidos sobre pretexto de liberdade.

A tentação nunca mudou, a serpente sempre vai oferecer a possibilidade de você poder ter o que o outro possui. Ele sabe que sempre existe certa cumplicidade nos relacionamentos, por isso que Adão preferiu pecar com Eva, para proteger seus interesses.
Com os limites ultrapassados vem o sentimento de culpa, vem à vergonha, a quebra de comunhão com Deus e as acusações. Esta situação tem tirado muitos casais de namorados crentes da graça de Deus e do lugar da benção.
PRINCÍPIOS PARA PREVENIR A FORNICAÇÃO

Converse sempre sobre o assunto com o seu comprometido. Gere uma atmosfera de confiança e de ajuda.
Satanás adora o oculto, o perigoso e o instigante. Ele usa a mídia para fortalecer esse ambiente porque favorece o pecado. Não avance mais no seu relacionamento íntimo sem conversar francamente sobre as responsabilidades de cada passo que se propõe avançar. Traga seu relacionamento sempre na luz, pois aonde existir trevas para ali será atraída a serpente.

Um bom relacionamento implica em que as partes possam discutir abertamente e sem constrangimento seus temores e suas fraquezas, visando ajuda mútua para prevenir defraudações futuras. Nunca opte por discutir fraquezas depois de ter dado vazão a elas, elas tem o poder de confundir o certo.

Estabeleça padrões e limites no início do relaciomento
Relacionamento é um jogo de interesses. Deve ser um jogo de regras claras e conhecidas antes do início da partida. Ambos devem fixar padrões adequados visando preservar o limite do outro. Nunca negocie o que você não pode controlar. Se isso acontece você acaba perdendo o controle.

Planejem encontros divertidos e agradáveis
Gênesis 39: 2 – 15 – A fuga de Jose quando tentado a deitar-se com a mulher de Potifar foi originada pela sua facilidade de ser encontrado a sós com Potífera e em oportunidades que favoreciam o assédio. Nunca confie na disciplina pessoal do outro até que ela seja completamente provada. Um meio eficaz para evitar a tentação e manter-se longe dos lugares onde existe estímulo e favorecimento para o pecado.
Todo jovem prefere namoros criativos e baratos do que namoros românticos e caros. Fique longe do escuro e de locais isolados. Prefira locais vivos e públicos, o que não se pode fazer em público não se pode fazer. Planeje seus encontros antecipadamente. Considerem também os amigos na qual pretendem sair juntos, evitem o constrangimento.  Saibam possuir seu corpo em santidade enquanto não se pertencem.    

Saibam que enquanto namorados não se pertencem, não existe relação de autoridade          
A obediência é devida aos pais e não ao comprometido. Prefira aborrecer o namorado para honrar os pais e pastores, se não acabará honrando o namorado e aborrecendo os pais e pastores. Prefira honrar a Deus e aborrecer a carne com suas paixões, se não acabará aborrecendo a Deus e apaixonando pela carne em desonra. Nunca queiram ser mais sábios que o Espírito Santo. No Novo Testamento existem inúmeras citações para termos muito cuidado com a impureza. Nenhum impuro herdará o Reino de Deus.

Programem-se para orarem juntos.
Como cristão você desejará sair com outros cristãos. Uma ótima maneira de crescer na fé e desenvolver um melhor relacionamento com seu comprometido é orar junto. A oração em conjunto os conduz para mais perto de DEUS, para mais perto um do outro, e ainda os ajuda a estabelecer prioridades adequadas para o seu relacionamento, permitindo que ambos resistam à tentação sexual. A oração tem efeito moderador na linguagem e nos impulsos. Cuidado! Casais que não oram juntos tem suas mentes invadidas por imoralidade.

Prefira parar para acertar e recomeçar certo. Não acredite no tempo
A experiência tem comprovado que aquilo que não está indo certo possui a tendência de continuar piorando. Todo relacionamento tem a tendência de atender demandas afetivas egoístas e muitas vezes injustas. Se na troca faltar o respeito, pare; respeito não é moeda negociável. E melhor romper, ainda que difícil, administrando carência afetiva, do que sofrer vergonha e humilhação. Cuidado com os relacionamentos satélites.

Permita que DEUS participe do seu namoro ou compromisso.
Às vezes tememos que Deus seja um desmancha prazeres na relação íntima. Se DEUS não pode participar do que você esta fazendo, falando, pensando, participando, tocando ou usando, você está pecando. Você não está namorando, está fornicando e isto se aplica também aos casados! Cuidado! Essas coisas te separam de Deus. Não deixe para fixar padrões de conduta na intimidade do calor da paixão, pois  os resultados serão desastrosos.
Deus cuida de cada área do nosso ser, inclusive da sexualidade, pois Ele quer o melhor para nós.
Tiago 4:8 – Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós outros.

Pastor Daniel Roberto
Palavra ministrada em 10/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário