PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Amigos


PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Amigos
                                                                         

A Palavra de Deus nos ensina muitos valores. A amizade é algo sublime. Ela vai além dos relacionamentos de sangue. Não precisamos ser da mesma família, da mesma nação ou até da mesma religião para sermos amigos.

Cronologicamente, o último escrito bíblico fala de amizade.
Apocalipse = 95 d.C
III João = 100 d.C

Gaio e João

III João versículos 13 a 15
Tinha eu muitas coisas que te escrever, mas não o quero fazer com tinta e pena.
Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente.

Características de um verdadeiro amigo (segundo a Bíblia nos ensina):

1)    O amigo está junto em qualquer situação

Nas horas difíceis e nas horas de grande alegria.

Provérbios 17:17
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.

Jônatas e Davi:
Jônatas ficou ao lado de seu amigo, mesmo que seu pai o perseguia. Por direito de herança ele deveria ser o próximo rei, mas reconheceu a Unção de Deus sobre seu amigo e ficou ao seu lado nos momentos mais difíceis.

Selecione suas amizades…

Provérbios 18:24
O homem que tem muitos amigos, os tem para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.

Observe o comportamento de seus amigos ante a sua prosperidade.

2)    O amigo precisa ser sincero

Sincero = sem cera, isto é, sem rodeios, sem hipocrisia. É aquele que fala o que o outro precisa ouvir.

Provérbios 27:6 e 9
6 Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos.
9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.

Desconfie daqueles que sempre concordam com você. Eles podem ser pessoas que te influenciam negativamente e que na verdade não são seus amigos.
Por trás das palavras doces podem haver motivações erradas.

Jesus foi duro com aqueles que falavam uma coisa e, mas tinham outra em seu coração.

Jovem rico

Chamou Jesus de “bom mestre”.
Jesus disse: Porque você me chama de bom?...
Isto é, Jesus estava lhe dizendo: “Não queira me atrair com suas palavras…” e “Só me chame de bom se quiser aceitar meu ensino”.

A um certo homem

Lucas 9:57-58
Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

3)    A amizade verdadeira enfrenta e vence as crises

Provérbios 27:17
Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Paulo, Marcos e Barnabé:
Companheiros de viagem e aventuras missionárias. A Bíblia mostra uma grande discussão entre eles.

Atos 15:36 - 41
Decorridos alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos anunciado a palavra do Senhor, para ver como vão. Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos. Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho. E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.

Apesar disso, Paulo cita o valor de Marcos em uma de suas cartas anos mais tarde. (II Timóteo 4:11).

4)    A amizade exige compaixão

Tem gente que é amigo só na hora da benção. Quando você está passando por provas eles começam a te apontar o dedo. Muitos fazem comentários falsos e enganosos a nosso respeito: “Deve ser pecado”  -  Você se lembra dos amigos de Jó?

Jó 6:13-14
Na verdade não há em mim socorro nenhum. Não me desamparou todo o auxílio eficaz? Ao aflito devia o amigo mostrar compaixão...

Tem dinheiro? Tem amigos…
Faltou recursos somem os amigos?

Paulo (preso em Roma) e Lucas 
II Timóteo 4:9 - 11
Procura vir ter comigo breve; pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia; só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

O verdadeiro amigo não nos desampara em nossas crises.

5)    Amigos verdadeiros são leais

Lealdade é a principal virtude de uma amizade.
A Bíblia fala de Davi e seus dois conselheiros: Aitofel e Husai. No momento de grande dificuldade na vida do rei, um foi leal e o outro não. A Bíblia passa a chamar o conselheiro leal de Davi de "amigo do rei".

I Crônicas 27:33
Aitofel era conselheiro do rei; Husai, o arquita, era amigo do rei. 

Deus providenciou para nós…
O maior Amigo

João 15:12-15
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

Jesus quer te chamar de AMIGO. Hoje depende só de você.
Não adianta dizer “Eu sou de Jesus”, e ter um coração rebelde dentro da igreja. Ou dizer “Sou amigo de Deus”, porém não obedecer a voz de seus pais e líderes.

I João 4:20
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.

Tem pessoas que não aceitam a voz das autoridades, dos pais e de sua liderança. Não obedecem às direções e ainda contaminam aqueles que querem obedecer.

João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Pr. Vinícius Portes de Souza
Palavra ministrada em 24/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário