PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

PROJETO PARA GUAÍRA/PR... REALIDADE EM CURITIBA!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"ALGUMAS CHUVAS DE TRISTEZA SERVEM PARA REVIGORAR A ALMA SECA"

1 – "E não se esqueça de todos os seus benefícios"

Muitas pessoas, quando melhoram em sua situação financeira, esquecem-se das suas origens humildes e não se lembram de favores a elas  prestados quando estavam precisando de alguma  ajuda. O homem rico logo se esquece do amigo divino que o consolava durante os dias de adversidade, dando chute na própria escada pela qual foi subindo. Quando os bens aumentam e a taça transborda, o homem perde de vista Aquele a quem tudo deve. Iludido pelo brilho dos bens materiais, achando que eles nunca faltarão, acha este mundo sólido e real, e já não pensa no mundo mais sublime em que deseja passar a eternidade. Quando  certo membro de uma família comentou, depois de ir visitar o irmão deles: "O João está progredindo no mundo!", a mãe deles perguntou: "Em qual mundo?".

A riqueza é um perigo à piedade. É como um período demasiadamente longo de bom tempo, de sol sem chuvas. Logo as estradas ficam empoeiradas, e quem anda nelas começa a respirar pó. Depois, mesmo em casa a poeira começa a invadir tudo, e, finalmente, um abatimento e desânimo toma posse do ambiente inteiro. Todos começam a suspirar por chuvas. A prolongada riqueza produz poeira para a alma, que cega os olhos espirituais e se insinua no fundo do coração; algumas chuvas de tristeza servem para revigorar a alma seca.

2 – "Deus exige o culto sincero"

"Lisonjeavam-no, porém, de boca, e com a língua lhe mentiam" (Sl  78:36) – ver também Isaías 29:3.
Não foram somente aqueles antigos israelitas que assim pecaram. Muitos coros das igrejas expressam pela voz sentimentos muito distantes do coração dos cantores. Jesus sempre aceitava sincero louvor e adoração, todavia mero sentimentalismo expressado com palavras de lisonja era repudiado com respostas abruptas tais como: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!"  Jesus nunca falava assim para repreender pessoas cujo sentimento espiritual era profundo e sincero (Lc 7:38) ...Sem Deus, o homem é realmente insignificante, mas visto dentro do contexto da graça de Deus e do plano da redenção, o homem passa a ter valor muito grande (Mt.18:10-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário